Receitas para preparar sabão caseiro

O ecologia online é um site que aprova e apoia iniciativas que fazem bem ao meio ambiente, incluindo implantação de lixeira coleta seletiva, reciclagem e tratamento de resíduos, sejam, resíduos sólidos ou líquidos como é o caso do óleo de cozinha. Uma boa saída para o tratamento deste resíduo é aprender a fazer sabão caseiro ou a chamado receita de sabão de gordura. Só devemos observar mais uma vez que para fazer sabão você vai lidar com produtos químicos então é preciso muita responsabilidade nessa hora, usar proteção e muito cuidado o assunto é sério!
sabao caseiro

Se não encontrar a receita que quer neste post sugiro que veja o seguinte:
Sabão caseiro liquido economia e ecologia

ATENÇÃO AS RECEITAS FAZEM USO DE MATERIAL TÓXICO E ALTAMENTE INFLAMÁVEL!!!! SE TIVER DÚVIDAS NÃO FAÇA O SABÃO !!! SE VOCÊ É MENOR DE IDADE NÃO FAÇA SABÃO!!! SE VOCÊ NÃO É RIGOROSO NO CONTROLE DOS PROCESSO NÃO FAÇA!!! VEJA OS VÍDEOS ESPECIALIZADOS E PROCURE APRENDER ANTES DE MEXER COM SODA!!! FAÇA RECEITAS PEQUENAS PARA COMEÇAR ATÉ APRENDER USE 1/4 DAS MEDIDAS E VÁ TREINANDO ATÉ DOMINAR O PROCESSO, AS RECEITAS ENVIADAS PELOS NOSSOS LEITORES PODEM SER PERIGOSAS, E JAMAIS DEVEM SER FEITAS SEM SUPERVISÃO ADEQUADA!!! NÃO RECOMENDAMOS RECEITAS QUE USEM ÁLCOOL CONSIDERAMOS OS RISCOS GRANDES DEMAIS E NÃO QUEREMOS QUE NINGUÉM SE QUEIME, NUNCA USE SODA CAUSTICA SEM PROTEÇÃO TOTAL INCLUSIVE COM ÓCULOS APROPRIADOS PARA PROTEGER OS OLHOS, AO UTILIZAR DESPEJE BEM AOS POUCOS PARA MINIMIZAR O EFEITO ATÉ COMPLETAR A MEDIDA. SE FIZER COM MUITO CUIDADO DÁ TUDO CERTO! E LEMBRE-SE LUVAS, ÓCULOS, AVENTAL GROSSO E MASCARAPARA NÃO RESPIRAR OS VAPORES DA SODA NO MÍNIMO!!!

Mas como fazer sabão? Essa é uma dúvida que realmente é muito importante são muitas formas e muitas receitas para preparar sabão caseiro, dentre elas vamos colocar algumas das mais utilizadas para fazer sabão e ao mesmo tempo ajudar a natureza reciclando óleo.

Sabão líquido, sabonete líquido, sabão em barra e até sabão em pó podem ser feitos com óleo reciclado vejam quantas receitas boas.

Existem diversas formas de preparar sabão caseiro. Seguem-se abaixo 4 sugestões de preparo. E antes de mais nada o antigo alerta nada de manejar soda caustica sem luvas e sem mascara é muito perigoso podendo causar queimaduras sérias! Eu postei 4 receitinhas básicas, mas os leitores tem contrubuído imensamente e colocado muito mais receitas para quem quer se tornar um expert em reciclagem e mandar ver na venda ou mesmo na fabricação de sabão para dar de presente aos parentes e amigos!
Receita de Sabão Caseiro

INGREDIENTES:
4 L de óleo comestível usado
2 L de água
1/2 copo de sabão em pó
1 Kg de soda cáustica (NaOH)
5 mL de essência aromatizante (facultativo)

INSTRUÇÕES:
Dissolver o sabão em pó em 1/2 L de água quente
Dissolver a soda cáustica em 1 e ½ L de água – ATENÇÃO AQUI O CUIDADO TEM DE SER REDOBRADO CUIDE DE SUA SEGURANÇA COM PROTEÇÃO, NÃO FAÇA NADA SEM OS EQUIPAMENTOS ADEQUADOS.
Adicionar lentamente as duas soluções ao óleo
Mexer por 20 minutos
Adicionar a essência aromatizante
Despejar em formas
Desenformar no dia seguinte

Sabão em barra caseiro – 1

Ingredientes e preparo
2 kg de soda cáustica Yara (ou outra marca)
2 litros óleo (usado);
2 litros de água quente;
Pinho sol (metade do pequeno).

Preparo:
Coloque a soda e acrescente a água, vá mexendo até dissolver a soda; coloque o óleo, mexa bastante (muito), pode descansar um pouco (se quiser) e, por último, coloque o pinho sol.
Deixar em ponto de gelatina. Daí, despeje numa caixa de papelão forrada com um plástico firme, grosso, levantando-o até as bordas da caixa, prendendo-o com prendedor de roupas.
Depois que firmar a consistência, corte as barras de sabão no mesmo dia.
Dica: A altura do sabão, dentro da caixa de papelão é em torno de 5 a 6 cm.

Sabão em barra caseiro – 2

Ingredientes e Preparo:
4 litros de óleo –
1 kg de soda caustica diluída em 1 litro de agua, nunca adicione a soda com água no fogo, lembrem-se dos casos que contamos acima é perigoso.

Preparo:
Misturar e bater todos os ingredientes até o ponto.
Colocar dentro de caixa de papelão, em altura de uns 5 cm.
Dica: Fazer na lua nova.

Mais dicas interessantes:

Reli hoje o blog, e acho que posso dar algumas contribuições, que seguem:

– Para fazer sabão caseiro, você tem de usar soda cáustica, infelizmente porque esse produto é um perigo então pensem que as recomendações de segurança não se referem a você porque isso acontece principalmente com quem não leva a sério os avisos. Qualquer soda cáustica com mais de 50% é VENENO altamente corrosivo!

– Cuidado ao dissolver a soda na água – a soda “ferve” e o vapor que solta é tóxico. Faça isso em local bem ventilado e despeje a soda aos poucos, administrando a fervura só faça isso protegendo bem o rosto e os braços, coloque mascara porque o vapor é TÓXICO a ebuluição não pode ser controlada facilmente então cuidado, coloque óculos de proteção, daqueles transparentes que os pedreiros usam para se proteger nas obras;

– Essências comestíveis, dessas pra cozinhar, também são uma boa dica, ou então essências oleosas, compradas em várias lojas especializadas;

– Acredito que a receita que uso é uma das mais fáceis – 6L óleo coado, 2 L água, 1K soda escamas. Gosto dessa pois a quantidade de soda é menor do que outras receitas diminuindo os riscos;

– Desinfetante na receita: substitua uma parte de água por desinfetante: se a receita pede 2L de água, coloque um pouco menos e substitua esta parte pela mesma quantidade de desinfetante – na receita quie faço fica assim: 1,5 L de água e 0,5 L de desinfetante.

– Todas as gorduras animais e vegetais podem ser usadas. Eu uso óleo de canola com gordura vegetal para fazer frituras e nunca tive problemas;

– No caso de usar óleo virgem, primeiro aqueça-o até que solte fumaça. Não precisa ser óleo “usado” de verdade, basta ter sido mais aquecido do que o necessário para fazer sabão;

– IMPORTANTE: Se você usar óleo virgem (alguns supermercados vendem óleo e gorduras vencidos), espere que se esfrie antes de fazer sua receita. O cozimento é só pra dar o ponto de fazer sabão, USE O ÓLEO FRIO!!!!

– Óleo de fritura de peixe também pode ser usado, mas deixa cheiro. Guarde-o separadamente das outras gorduras e use sempre uma quantidade pequena na receita, mas não o jogue fora;

– Quando fizer sabão demais, rale uma parte dele em processador de alimentos e use como sabão em pó. Mas cuidado, esse sabão costuma fazer muita espuma, dose bem pra usar na máquina. A roupa branca fica super limpa.

Summary
Receitas para preparar sabão caseiro
Article Name
Receitas para preparar sabão caseiro
Description
Fazer sabão caseiro não é tão complicado, mas devemos observar algumas regras de segurança
Author
Publisher Name
Subversoft
Publisher Logo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *